Conheça a espécie

15/09/2011 22:48

A Tilápia é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos, de água doce, pertencentes à sub-família Pseudocrenilabrinae. Elas são nativas da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte. São muito comuns na Flórida, Texas e partes do sudoeste dos EUA, sul e sudeste do Brasil. 

 

O peixe pode ser mantido em aquários, uma vez que eles conseguem espaço suficiente. Eles se reproduzem facilmente e crescem rápido, mas são um perigo eminente para qualquer outro peixe pequeno. A maioria das espécies é reprodutora de superfície e, agumas delas protegem sua cria na boca.

As tilápias podem ser criadas para alimentação humana, sendo sua carne bastante apreciada, pois é leve e muito saborosa. Em algumas regiões, o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde crescerá até o tamanho certo para o consumo (12–15 cm), no mesmo momento em que o grão também estará pronto para a colheita.

 

O peixe é considerado um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Eles preferem plantas aquáticas que flutuam, mas também consomem algumas algas fibrosas.

 

Iscas e Truques

Para ceva use milho azedo, farelo de arroz ou quirera de milho.
Elas gostam de minhocas, capim marmelo, mas as principais são bigatos e milho verde.
As tilápias de açude e represas são mais ariscas que as de pesque-pague, por isso deve-se evitar andar nos barrancos e na pescaria noturna não direcionar o foco de luz na água.